Conteúdo e Dicas

‘Personal Trainer’ de estudos

Postado em 23 de abril de 2012

Quando decidiu largar o emprego em uma multinacional para tentar uma vaga no funcionalismo público, em 2008, o administrador André Wilson, de 35 anos, se viu perdido, sem saber o que fazer. Ele trabalhava em um “bom emprego”, com “bom salário” (cerca de R$ 7 mil/mês), e tinha preconceito com o funcionalismo público, mas a rotina era “massacrante”, ele conta. “Pensei ‘estou jogando minha vida fora. Preciso mudar’, mas eu não sabia nem por onde começar”, disse. A solução encontrada por Wilson foi uma que tem se popularizado entre os candidatos a vagas em empresas públicas, a de apelar a um “personal trainer”, um especialista em técnicas para passar em concursos.

Também conhecido pelo termo “coach” (treinador em inglês), esse profissional se diferencia do professor particular por trabalhar mais a técnica de estudo e de preparo para as provas de que o ensino de conteúdo. Para “concurseiros” que fizeram este tipo de treinamento ouvidos pelo G1, é algo que vale a pena e que ajuda a dar rumo e organização aos estudos, ajudando a alcançar os objetivos.

“Sem treinamento era impossível eu passar”, disse Wilson, que foi aprovado em seu primeiro concurso menos de um ano após pedir demissão para se concentrar nos estudos e atualmente é funcionário da Susep (Autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda), que oferece salário inicial de cerca de R$ 13 mil por mês. Ele também perdeu o preconceito que tinha com o emprego público. “A diferença em relação a empresa privada está nos prazos, que são mais longos, e há um maior respeito pelos horários, mas é um trabalho interessante.”

Consultores especializados nesse tipo de treinamento dão dicas para quem sonha em passar em um concurso.

1 – Ter foco: É o início do sucesso. Definir o foco significa responder a duas perguntas: Qual instituição você quer passar? Qual cargo? O estudante de concursos precisa concentrar os esforços em um único objetivo, se não, se prepara para todos e não é aprovado em nenhum.

2 – Planejar e agir: Um planejamento dos estudos lhe ajudará a organizar seu tempo, priorizar matérias mais importantes ou que você tem menos conhecimento até mesmo saber quanto tempo você levará para estar preparado. E tão importante quanto planejar é seguir o plano.

3 – Priorizar qualidade: A maioria dos alunos se preocupa em ler a maior quantidade de páginas e não aprender o que está estudando. Por isso, ao ler algumas questões da prova, lembra-se que estudou o tema, mas não sabe responder. Não passe para o tópico seguinte sem ter aprendido o que está estudando. Pode gastar mais tempo, mas se cair aquele assunto na prova certamente você acertará.

4 – Trabalhar com resultados: Faça o máximo de provas e exercícios que puder. Faça provas de concursos já realizados, que você encontra na internet, e provas reais, para se acostumar com o momento da prova, com a tensão. Depois de fazer uma prova, compare os resultados, analise e meça seu desempenho, estabeleça metas de pontuação e compare-se somente com você mesmo.

5 – Aprender a aprender: Busque se conhecer e saber a forma como você aprende melhor. Aprenda novas ferramentas, técnicas e metodologias de estudo e não descanse enquanto não atingir o seu melhor. Não existe matéria difícil, o que existe são matérias que você ainda não aprendeu a aprender.

6 – Assumir a responsabilidade: Duas frases para este hábito: Você é 100% responsável pelos seus resultados; a nota que você tira na prova é a nota que você mereceu tirar,

7 – Ter confiança: Infelizmente, a maioria dos estudantes se prepara para ser reprovado. Não há sucesso sem confiança. Nunca teremos a certeza absoluta de que vamos conquistar nosso objetivo, porém devemos sempre ter três pensamentos em mente: Eu sou capaz de ser aprovado no concurso; eu mereço ser aprovado no concurso; eu acredito que vou ser aprovado no concurso.

Dicas do consultor Alessandro Marques para concursos públicos

Fonte: http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/

Pinterest

Deixe uma resposta

© Copyright 2011. Central de Cursos -Todos os direitos reservados. Entre em contato.
Avenida São Geraldo, 363 - Centro - Vitória da Conquista/BA - (77) 3424-9961

VOCEVE