Notícias

“Cresce a procura por concursos públicos”

Postado em 29 de julho de 2011

Apesar da medida do governo que analisa melhor a realização de concursos federais ligados à administração pública, a procura por vagas no funcionalismo público ainda continua grande por todo o país. Segundo a Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), em 2011, mais de 12 milhões de pessoas realizarão provas para preencher vagas oferecidas por órgãos e empresas do setor governamental em todos os níveis da administração.

O crescimento da economia brasileira nos últimos cinco anos, a boa remuneração e a estabilidade profissional são os principais fatores apontados para explicar o crescimento vertiginoso na busca por concursos públicos. Hoje, muitas seleções apresentam vagas para os níveis Fundamental, Médio e Superior, atendendo, portanto, diferentes parcelas da sociedade. Há ainda concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

Em Vitória da Conquista, a demanda por vagas em instituições públicas segue a tendência nacional. Estima-se que, por concurso, entre dois a sete mil conquistenses busquem se tornar um funcionário público. Em toda a Bahia, cada seleção chega a atrair mais de 50 mil pessoas. Em áreas como Direito e Administração, cerce de 80% dos alunos das faculdades de Vitória da Conquista já pensam em realizar concursos públicos.

As possibilidades da garantia profissional são tantas que estão atraindo alunos que ainda não ingressaram no Ensino Superior. O estudante Magno Meira é exemplo desse grupo de pessoas. Para ele, a dedicação aos concursos se tornou mais viável que o Ensino Superior por uma questão de estabilidade financeira. “Depois da aprovação poderei fazer uma faculdade com maior facilidade, uma vez que não terei a pressão da falta de uma renda fixa”, afirma.

Para o diretor da Central de Cursos Fabrício Costa, a diferença de idades e interesses dos alunos é perceptível em sala de aula. Segundo ele, todo conteúdo segue o direcionamento necessário às provas para facilitar e acelerar o aprendizado. “No decorrer dos trabalhos, nós vamos utilizando recursos e técnicas para interagir com as diversas necessidades dos alunos, sempre buscando alinhá-los ao nível do concurso”, disse.

Medida do Governo – Em função do corte de R$ 50,7 bilhões no Orçamento da União em 2011, o Governo Federal lançou em fevereiro desse ano um pacote de medidas que, entre outros desdobramentos, limita a realização de alguns concursos públicos e a nomeação dos candidatos já aprovados. Apesar disso, as expectativas ainda continuam, pois o Ministério do Planejamento sinalizou a possibilidade de autorizar a realização de novos concursos para atender demandas específicas.

Dentre a lista dos mais cotados para se tornar exceção às medidas governamentais, encontra-se o concurso para Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A autarquia, que passa por processo de expansão, pediu 10 mil vagas até 2014, sendo 8 mil para cargo técnico e 2 mil para analista. Desse contingente, é esperado que duas mil vagas sejam preenchidas esse ano.

Para a procuradora da Fazenda Flávia David, apesar do corte orçamentário do governo, os alunos devem continuar seus estudos. De acordo com ela, ou o poder público garante um quadro mínimo de servidores ou então terá que lidar com um serviço público engessado ou deficiente. “Já acostumada com as pressões desse ‘mundo’ de concursos, garanto que os editais não tardarão a sair. Portanto, recomendo aos alunos continuarem seus estudos”, afirma Flávia.

Desde a promulgação da Constituição Federal, em 1988, os concursos públicos tornaram-se o único meio legal e democrático de ingressar na Administração Pública. Através de critérios objetivos de avaliação, cada concurso tem como finalidade selecionar os mais capazes para ocupar os cargos no funcionalismo público.

Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2011. Central de Cursos -Todos os direitos reservados. Entre em contato.
Avenida São Geraldo, 363 - Centro - Vitória da Conquista/BA - (77) 3424-9961

VOCEVE